Retrovisor multifocal elimina ponto cego de carros

Comparação entre os diversos tipos de retrovisores: (a) retrovisor atual com extensão lateral; (b) retrovisor com óptica progressiva mostrando o ganho no campo de visão, sem distorção; (c) retrovisor atual sem extensão lateral; (d) retrovisor multifocal, com óptica progressiva, proposto pelos pesquisadores.
Ponto cego nos retrovisores
Na Europa, por sua vez, os dois espelhos são iguais, mas contendo áreas ópticas diferentes na mesma peça, na tentativa de ampliar a visão do motorista nas extremidades externas dos retrovisores.
O problema é que nenhuma das duas soluções é ótima: ambas diminuem o tamanho dos objetos vistos pelo retrovisor, fazendo-os parecer mais longe do que estão na realidade.
Retrovisor multifocal
Hocheol Lee e Dohyun Kim (Universidade Hanbat, Coreia do Sul) e Sung Yi (Universidade de Portland, EUA) descobriram uma forma resolver o problema do ponto cego de uma maneira eficiente e mais barata.
O novo espelho não possui pontos cegos, tem um campo de visão maior e produz imagens na proporção correta entre tamanho e proximidade dos objetos - e tudo funciona igualmente para os dois lados do veículo.
A solução consistiu em usar uma tecnologia óptica progressiva comumente usada nos óculos multifocais, que simultaneamente corrigem a miopia e a presbiopia.
"Exatamente como os óculos multifocais, que dão ao usuário um leque de habilidades de foco, de perto até longe, e tudo o mais nesse intervalo, o nosso espelho progressivo consiste de três zonas de resolução: uma para visão à distância, uma para visão próxima, e uma zona intermediária para fazer a transição entre as outras duas," explica Lee.
"No entanto, ao contrário dos óculos multifocais, onde a faixa de foco é alinhada verticalmente [da visualização à distância na parte superior até a visualização próxima embaixo] a superfície do nosso espelho é progressiva horizontalmente," complementa.
Análise pela legislação
O retrovisor multifocal apresenta uma curvatura, com a zona interna usada para a visualização à distância, e a zona externa para a visão em proximidade, compensando o que poderia se transformar em pontos cegos.
Os pesquisadores afirmam que o custo de fabricação de seu espelho retrovisor multifocal seria mais barato do que os retrovisores mistos que equipam os carros hoje.
Como o design dos espelhos retrovisores precisa atender a regulamentações nacionais, o novo projeto terá de ser aprovado pelas autoridades de cada país antes de poder ser adotado pelas montadoras.













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